quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Meia Maratona Iguatemi Farol a Farol

     
   



      Desta vez não fiz minha inscrição, corri na pipoca, quer dizer, estive junto aos corredores, mas sem número de peito. Fui auxiliar minha esposa Cláudia Paim, na sua superação. Foi nossa primeira Farol a Farol. E sem dúvida, a primeira de muitas. Também a primeira corrida onde só tenho elogios. Perfeita em todos os detalhes. Desde do clima, até a organização.
      A semana prometia muita chuva, mais felizmente a previsão falhou e no sábado fez um sol lindo e o domingo amanheceu um pouco nublado, o que sem dúvida é perfeito para correr e o sol só foi dar o ar da graça no final da prova. No horário da largada choveu um pouco, só para deixar o clima mais ameno. O vento esteve a maior parte do tempo a nosso favor, nos dando um empurrãozinho providencial.
      Os postos de hidratação estavam colocados a cada 2 km, e ao invés de copos, água foi servida em garrafinhas, todas com boa temperatura. E eu particularmente, aprovei a troca. O Gatorade também foi colocado em pontos adequados, mas desta vez eu não peguei, pois levei o meu, e além disso, tomei uma pílula de sais, o que não necessita de ingerir repositores, somente água.

      Até o 13º km fui acompanhando minha esposa, pegando água e a incentivando, mas infelizmente depois disso eu senti um pouco do joelho e a mandei seguir no seu ritmo, pois se eu mantivesse o mesmo PACE não conseguiria finalizar a prova. Acabei finalizando a corrida a 1’ 30” atrás dela, o que para minha condição, foi ótimo.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Kinesio tape: uma fita terapêutica para tratar ou prevenir lesões.



       Kinesio tape é uma bandagem terapêuticas utilizando fitas elásticas coloridas que dão suporte aos músculos e articulações, melhorando a circulação sanguínea e linfática. Esta fita tem elasticidade parecida com o tecido muscular, é feita de 100% de algodão, porosa, sem látex, com cola 100% acrílica, hipo alérgica, ativada pelo calor e resistente a água e não possui princípios ativos(medicamentos).
       Esta técnica de bandagem traz vários benefícios como: melhora a vascularização, facilitando a circulação linfática e a eliminação de resíduos; tem efeito analgésico, pois reduz o estímulos de dor; previne cãibras e retarda a fadiga muscular e corrige um eixo de movimento de uma articulação diminuindo a sobrecarga nesse local.
       A princípio esta técnica era associada a cromoterapia, e relacionava a cor da fita a uma propriedade, como: Bege(sedativa), azul (sedativa e relaxante), vermelha e rosa (estimulante e tonificante) e preta tonificante. No entanto as fitas, apesar das diferentes cores, possuem a mesma tensão.

Vários profissionais estão aptos a aplicar esta técnica, entre eles: fisioterapeutas, quiropraxistas, educadores físicos e outros profissionais de saúde. Cada profissional utiliza a técnica de acordo com seus conhecimentos e necessidades. O importante é o conhecimento do profissional sobre os princípios básicos da anatomia e da biomecânica, para uma boa avaliação, eficaz e completa do paciente ou aluno.
Indicações: Lesões ligamentares de grau 1 e 2, pós operatórios diversos, distúrbios miofasciais, estabilização articular, edemas e hematomas.
Contraindicações: pessoas de pele frágil, aplicar em ferimentos abertos, pessoas alérgicas aos materiais da fita, diabetes, trombose, fraturas, entre outras.