domingo, 28 de abril de 2013

Corrida Sesc Giro no Parque

 
     Como eu havia falado na postagem passada, as corridas promovidas pelo SESC, são bem organizadas, com um preço popular e boa premiação. Mas, infelizmente deixou a desejar em alguns pontos na corrida de hoje. A corrida foi programada para ter seu início as 07hs da manhã e houve um atraso de mais de 20 minutos. A entrada para o local da largada era um funil e fiscais anotavam corredor por corredor. Houve pontos de hidratação a cada 2,5 km, mas a água não estava em uma temperatura adequada, deveriam colocar no gelo com mais antecedência. Foram entregues duas fichas de controle para corrida, nós corredores ficamos preocupados com estas senhas, para não perdê-las, e foi cobrado a entrega em apenas um ponto. A premiação demorou bastante para iniciar, era mais de 10:20 quando começou. A premiação é um momento importante para um atleta, e por demorar para seu início muitos atletas foram embora e não prestigiaram os vencedores. Apesar destas falhas, ainda continuo com a opinião de que são boas as corridas promovidos pelo SESC. Basta melhorar nestas falhas pontuadas e continuar com uma boa qualificação. O clima no momento da corrida estava ótimo e só choveu por volta de 46 minutos após o início da corrida.
     Agora, nossos governantes deveriam olhar com carinho para a pista do Parque Pituaçu, pois a mesma se encontra cheia de falhas e buracos que podem causar acidentes aos corredores, além da insegurança que muitos frequentadores relatam. É um locar perfeito para caminhadas, passeio de bike e corridas, esperamos que suas condições melhore.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Corrida é um negócio?


      É de consenso que a corrida melhora a qualidade de vida daqueles que a pratica. E por isso, a cada dia vem aumentando o número de praticantes desta modalidade esportiva. De olho neste crescimento, empresas vêm faturando alto com a organização e promoção de corridas de rua, isso virou um grande negócio. A cada ano surgem novas corridas e os valores das inscrições sobem, acompanhando esse crescimento. Elas são bem organizadas, com grandes estruturas, mas acompanhadas a isso, muitos patrocínios. Mesmo assim, por que são tão caras? Participar de uma corrida de rua com milhares de pessoas é uma motivação a mais, mas como disputar sem pesar no orçamento no final do mês? A Federação Baiana de Atletismo promove corridas populares, com custo baixo e bem organizadas. O SESC e o Bradesco também organizam grandes corridas a um custo baixo e com boas premiações para os atletas campeões. Por isso eu deixo uma pergunta: é justo o preço que pagamos nestas grandes corridas?

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Qual é o seu tipo de pisada?

      Um tênis inadequado para sua pisada pode trazer muitos transtornos. Uma escolha errada pode prejudicar suas articulações. Dores nos pés, joelhos e coluna pode ter a causa no seu tênis. Mas, pessoas diferentes, pisadas diferentes. Então, é necessário saber o seu tipo de pisada, para poder comprar o seu tênis ideal. Primeiro você pode procurar um ortopedista, ele fará um teste e indicará seu tipo de pisada. Segundo é procurar um tênis confortável de acordo com a sua pisada e seu bolso. Vale a pena investir, pois “dor” nas articulações, ninguém merece.
     Agora caso você não tem condição de procurar um ortopedista, existem outras formas para se descobrir o seu tipo de pisada. Uma das formas é a observação. Olhe o solado de seu tênis e veja como ele estar gasto. Se ele estiver tortinho e gasto na parte de dentro da sola, sua pisada é pronada. Caso o desgaste seja na parte de fora, e você tenha uma cava funda e grande, sua pisada é supinada. Agora, se a sola estiver gasta de forma uniforme, seu tipo de pisada é a neutra. Existe também um teste caseiro pra saber o tipo de pisada. Você vai precisar de uma folha de papel e água. Molhe seu pé e depois pise no papel, deixe um pouco e retire. Veja o desenho e compare com a
 figura.
 
      Pois é, não tem mais desculpas para não correr. Compre seu tênis, organize seu tempo e vamos as corridas.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dor na sola do pé ou Fascite Plantar


        Esta é uma dor muito comum na maioria dos atletas iniciantes. Pode acontecer por várias causas, como: calçados inadequados, falta de alongamento, sobrepeso, corridas longas em pisos duros, entre outras. É uma dor chata, na sola do pé, que às vezes não sentimos quando corremos. Mas, durante o decorrer do dia, ou quando massageamos os pés, olha ela lá novamente ou ainda. Não precisa ficar preocupado, isso tem tratamento. Recomenda-se repouso, uso de palmilhas para impacto e massagem no local.
       Durante minha crise, eu usei duas garrafas de água mineral pequena de 500 ml (com água), coloquei-as no congelador e quando estavam congeladas, fiz massagem na sola do pé como se fossem rolos, durante 20 minutos e 3 vezes ao dia. Usei também uma bola de tênis, sentado em uma cadeira colocava-a debaixo dos pés e fazia movimentos para frente e trás e em circulo. Voltei as corridas aos poucos, e mesmo sem dor continuei com o tratamento. Para não perder o condicionamento, fazia aeróbico na bicicleta e no elíptico.
       A melhor forma de prevenir essa lesão é aquecer e alongar adequadamente, evitar tênis desgastados ou não adequados ao seu tipo de pisada, fortalecer a musculatura, e principalmente dosar a quantidade de treino, principalmente na rua.